: CONTEÚDOS BÁSICOS CURRICULARES


Eixo Temático I: Materiais, Vida e Energia


• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.

Tema 1 – Como são os Materiais e Substâncias em nossa Vida

Sub-Tema 1 – Caracterização de Substâncias Simples e Compostas

TÓPICOS

HABILIDADES

1. Propriedades físicas:
temperatura de ebulição, temperatura de fusão, densidade e solubilidade.

• Reconhecer métodos físicos para identificar se um material pode ser separado em outros materiais ou substâncias;
• Inferir que a constância de algumas propriedades físicas pode servir como critério de pureza das substâncias;
• Relacionar propriedades físicas com o uso dos materiais e substâncias;
• Reconhecer como a pressão afeta a temperatura de ebulição e fusão das substâncias;
• Diferenciar misturas de substâncias a partir de suas propriedades físicas;
• Fazer medidas de temperatura relacionadas a processos bio-físico-químicos;
• Construir e interpretar gráficos com dados obtidos de experimentos;
• Relacionar a construção do termômetro e as propriedades físicas dos materiais;
• Planejar e executar um procedimento experimental simples envolvendo propriedades físicas.

2. O uso da linguagem química na identificação das substâncias.

• Identificar o símbolo de elementos químicos mais comuns que participam de fórmulas de substâncias;
• Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas através da análise de fórmulas de substâncias e de processos de decomposição.

Temas complementares

TÓPICOS

HABILIDADES

I. Materiais mais abundantes no planeta e sua importância para a vida.

• Identificar e reconhecer a importância dos materiais e substâncias mais abundantes do planeta.

II. Métodos de separação e mudanças de estado físico.

• Familiarizar-se com equipamentos simples para laboratório;
• Reconhecer as variações de energia envolvidas durante as mudanças de estado físico;
• Reconhecer métodos físicos para identificar se um material pode ser separado em outros materiais ou substâncias;
• Associar fenômenos do cotidiano aos processos de separação de substâncias;
• Investigar regularidades entre os materiais a partir de experimentos simples;
• Planejar e executar um procedimento experimental simples envolvendo métodos de separação;
• Reconhecer as mudanças de estado físico dos materiais;
• Reconhecer as propriedades físicas dos materiais (temperatura de ebulição e fusão, densidade, solubilidade) como características de cada substância.

Sub-Tema 2 – Modelos de Constituição e Organização das Substâncias

TÓPICOS

HABILIDADES

3. A história do desenvolvimento dos modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr-Rutherford.

• Propor modelos sobre a constituição das substâncias a partir da descrição ou realização de experimentos sobre mudança de estado físico ou variações de volume de gases conforme aquecimento ou resfriamento dos mesmos;
• Caracterizar o modelo atômico de Dalton e estabelecer relações entre ele e as propriedades das substâncias;
• Associar as concepções sobre as partículas dos materiais e suas representações históricas;
• Caracterizar o modelo atômico de Thomson e estabelecer comparações com o modelo de Dalton;
• Conhecer, de forma geral, a história dos cientistas que se envolveram na configuração dos atuais modelos atômicos e das tecnologias empregadas em seu tempo;
• Caracterizar os modelos atômicos de Rutherford e Bohr e estabelecer comparações entre eles e os anteriores;
• Distribuir os elétrons dos átomos; neutros e íons de acordo com o modelo de Rutherford-Bohr.

4. Elemento químico, isótopos e as grandezas atômicas: número de massa e número atômico.

• Representar um átomo qualquer a partir de seu símbolo, de seu número de massa e número atômico;
• Aplicar o conceito de número atômico para a identificação e caracterização de elementos;
• Reconhecer que o conceito de elemento químico está associado ao de número atômico, independente de a espécie considerada possuir ou não carga elétrica;
• Identificar e representar elementos isótopos;
• Compreender que substâncias podem ser constituídas por diferentes isótopos de um elemento químico.

Tema 2 – Interações, Quantidades e a Organização das Substâncias

Sub-tema 1 – A Formação de Substâncias por Reações Químicas

TÓPICOS

HABILIDADES

5. Evidências de reações químicas.

• Reconhecer a ocorrência de uma reação química através de um experimento ou de sua descrição;
• Planejar e executar procedimentos experimentais simples envolvendo transformação de substâncias com orientação do professor.

6. A representação simbólica das equações das reações.

• Reconhecer a representação das substâncias e de suas transformações por meio de símbolos, fórmulas, rearranjo de átomos e equações;
• Reconhecer a conservação no número de átomos durante as reações químicas;
• Propor modelos explicativos para as transformações químicas a partir de atividades realizadas ou de suas descrições.

Sub-tema 2 – As Grandezas e Quantidades Fundamentais para os Cálculos Químicos

TÓPICOS

HABILIDADES

7. A constante de Avogadro, quantidade de matéria mol, Massa Atômica, Massa Molar e Volume Molar.

• Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo reações químicas;
• Estabelecer relações quantitativas entre as grandezas: massa, massa molar, massa molecular, quantidade de moléculas, volume molar, quantidade de átomos e constante de Avogadro e aplicar tais relações em cálculos químicos.

Sub-tema 3 – Quantidades Envolvidas em Reações Químicas

TÓPICOS

HABILIDADES

8. Leis ponderais e a quantidade de matéria e cálculos estequiométricos.

• Compreender as relações quantitativas de massa (Lei de Lavoisier e de Proust) nas transformações químicas;
• Propor e reconhecer procedimentos experimentais para a determinação das quantidades envolvidas nas transformações químicas;
• Prever massas de reagentes e produtos envolvidos nas reações, por meio da aplicação das leis de Lavoisier e Proust, utilizando dados obtidos a partir de experimentos de laboratório, de operações industriais, de eventos da natureza ou de suas descrições;
• Identificar, por meio de cálculos, a conservação de massa em transformações de estado físico e reações químicas representadas por suas equações;
• Calcular os coeficientes das espécies químicas participantes em reações, a partir das massas envolvidas ou de outras grandezas dadas.

Sub-tema 4 – A Formação de Soluções Aquosas e Substâncias Envolvidas

TÓPICOS

HABILIDADES

9. A evidência da formação de íons – condutividade.

• Reconhecer a ocorrência da dissociação de substâncias em íons por meio de experimentos de sua dissolução em água ou de descrições desses experimentos;
• Reconhecer que há diferentes formas de agregação entre partículas que constituem uma substância;
• Reconhecer os processos de transferência de cargas quando há envolvimento de íons em reações químicas;
• Reconhecer a existência de elétrons por meio de descrições de experimentos que a evidenciam.


10. Dissolução de substâncias e as quantidades de massa envolvidas: concentração em g/L, percentual e Molar.

• Calcular a concentração de soluções em g/mL e em percentual;
• Interpretar dados sobre a concentração de soluções expressa nas unidades g/L e percentual;
• Interpretar descrições de procedimentos de diluição de soluções e utilizar os dados relacionados para o cálculo dos novos valores de concentração;
• Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo concentração de soluções.

11. Sólidos iônicos e suas soluções.

• Reconhecer que há diferentes formas de agregação entre partículas que constituem uma substância;
• Reconhecer as diferenças entre substâncias que geram íons em solução das que não geram;
• Identificar as substâncias iônicas mais comuns;
• Reconhecer as espécies químicas (íons) que se formam quando substâncias iônicas mais comuns se dissolvem.

12. Substâncias moleculares e suas soluções.

• Reconhecer que, na formação de substâncias moleculares, pode haver o fenômeno de polarização de cargas elétricas, em função da arquitetura molecular e do tipo de átomo constitutivo da substância;
• Identificar substâncias moleculares mais comuns, simples e compostas;
• Reconhecer substâncias polares e apolares mais comuns, compreendendo, de forma geral, as razões que concorrem para isso;
• 12.4.Sugerir explicações sobre a solubilidade das substâncias moleculares em água e em outros solventes familiares.

Temas Complementares: Outras Ligações nas Substâncias

TÓPICOS

HABILIDADES

III. Ligação metálica e as substâncias que a apresentam.

• Reconhecer substâncias metálicas caracterizando o tipo de ligação entre os átomos;
• Fazer previsões do modelo de ligação metálica entre elementos para formar substâncias, a partir da descrição das características atômicas desses elementos;
• Propor explicações sobre as propriedades físicas dos metais a partir do modelo de ligação entre os átomos.

IV. Ligações covalentes em substâncias moleculares e em substâncias covalentes.

• Reconhecer substâncias moleculares caracterizando o tipo de ligação entre as moléculas;
• Identificar o modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias moleculares;
• Identificar o modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias covalentes;
• Fazer previsões do modelo de ligação covalente entre elementos para formar substâncias, a partir da descrição das características atômicas desses elementos;
• Fazer previsões da formação de substância covalente ou molecular a partir do conhecimento das características atômicas de elementos que as constituirão;
• Propor fórmulas estruturais para substâncias moleculares e covalentes.

Tema Complementar: A Constituição e Propriedades de Gases

TÓPICOS

HABILIDADES

V. O comportamento dos gases e a teoria cinético molecular.

• Aplicar as idéias do modelo de constituição de substâncias para explicar o comportamento cinético dos gases ideais;
• Fazer previsões sobre as variações de volume de gases submetidos a variação de pressão;
• Fazer previsões sobre as variações de volume de gases submetidos a variação de temperatura;
• Interpretar gráficos que representem fenômenos envolvendo medidas ou dados sobre pressão, temperatura e volume de gases ideais.

Tema 3 – Padrões de Comportamento entre as Substâncias

Sub-Tema 1 – Previsibilidade de Propriedades Físicas e Químicas a partir do Entendimento da Tabela Periódica

TÓPICOS

HABILIDADES

13. A organização dos elementos na tabela periódica.

• Reconhecer que os elementos químicos estão agrupados na tabela periódica de modo que se pode prever como algumas de suas propriedades (raio atômico, eletronegatividade) variam.

14. Os grandes grupos de elementos na TP e os principais tipos de compostos em que aparecem.

• Reconhecer e identificar fenômenos envolvendo transformações químicas, identificando regularidades entre as substâncias envolvidas;
• Identificar o grupo a que pertencem os elementos presentes nas bases, ácidos e sais mais comuns.

Sub-Tema 2 – O Comportamento Ácido ou Básico de Substâncias

TÓPICOS

HABILIDADES

15. Identificação de ácidos e bases por meio de indicadores.

• Reconhecer que os elementos químicos estão agrupados na tabela periódica de modo que se pode prever o produto de reação com água de substâncias formadas por eles.

16. Relação entre pH e acidez e basicidade.

• Representar, por meio de equações químicas, as reações de neutralização ácido-base;
• Reconhecer reações de neutralização e a formação de sais.

Temas Complementares

TÓPICOS

HABILIDADES

VI. A concentração de um ácido, pH e pOH de soluções mais familiares.

• Reconhecer o comportamento ácido, básico e neutro de substâncias em solução aquosa, por meio de suas propriedades químicas;
• Identificar e utilizar fórmulas para determinação de pH de ácidos e bases a partir dos valores da concentração de suas soluções;
• Calcular valores de pH e pOH, partindo de concentrações de H+ (H3O+) e OH- e vice-versa;

VII. Fatores que afetam o equilíbrio e o Princípio de Le Chatelier.

• Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o Princípio de Lê Chatelier;
• Reconhecer e identificar reações químicas com produtos insolúveis ou gasosos;
• Reconhecer o equilíbrio químico nas reações químicas e fazer previsões sobre sua mudança;
• Identificar os fatores que afetam o estado de equilíbrio, a partir de equações que representam sistemas em equilíbrio;
• Utilizar tabelas de constantes de equilíbrio para identificar ou fazer previsões sobre o comportamento de substâncias nas reações químicas;
• Identificar os fenômenos que concorrem para que uma reação química seja reversível ou não.


Tema Complementar: O Equilíbrio Químico nas Reações Reversíveis

TÓPICOS

HABILIDADES

VIII. O equilíbrio iônico H+ e OH- (pH e pOH).

• Identificar ácidos e bases fortes de ácidos e bases fracos com base em constantes de equilíbrio;
• Escrever a equação de dissociação de ácidos e bases e a correspondente expressão da constante de equilíbrio.

Sub-Tema 3 – A Energia Envolvida nas Reações Químicas

TÓPICOS

HABILIDADES

17. Eletrólise, oxidação e redução de espécies.

• Reconhecer que há reações químicas que ocorrem com absorção ou eliminação de energia e que esta pode ser medida;
• Fazer cálculos simples envolvendo dados sobre a energia envolvida em reações químicas e as quantidades das substâncias presentes;
• Identificar espécies; resultantes das possíveis alterações na carga elétrica de átomos ou grupos, classificando o processo como oxidação ou redução;
• Saber descrever e interpretar o fenômeno da eletrólise da água;
• Identificar as quantidades de cargas envolvidas nas espécies durante os processos de oxidação e redução aplicando esses dados em cálculos de coeficientes para equilibrar;equações que representam essas reações.

18. Reações de formação e calor envolvido

• Fazer cálculos relacionando dados sobre reações químicas e valores das energias envolvidas;
• Fazer previsões sobre produtos em reações de combustão;
• Utilizar tabelas de dados sobre energias associadas às transformações de estado e reações químicas para fazer cálculos sobre calores envolvidos nas mudanças de estado e nas reações químicas.

Tema Complementar

TÓPICOS

HABILIDADES

IX Fotossíntese.

• Identificar a equação da reação que representa a fotossíntese, bem como os fatores e a energia envolvida.

Sub-tema 4 – Propriedades Coligativas

Temas Complementares

TÓPICOS

HABILIDADES

X. Volatilidade e pressão de vapor.

• Identificar as razões e os efeitos de variações de pressão sobre a volatilidade e pressão de vapor de líquidos voláteis.

XI. Temperatura de ebulição e congelamento.

• Identificar as razões e os efeitos de variações da temperatura de ebulição e congelamento de solventes líquidos.

Sub-tema 5 – A Velocidade das Transformações Químicas

Temas Complementares

TÓPICOS

HABILIDADES

XII .Fatores que afetam uma reação: temperatura, superfície de contato e concentração.

• Reconhecer os principais fatores que modificam a rapidez de reações químicas, por meio de descrições de experimentos;
• Propor e utilizar modelos explicativos para interpretar a rapidez de uma transformação química.

XIII. Energia de ativação e catalisadores.

• Investigar e identificar transformações químicas que ocorrem em diferentes escalas de tempo;
• Reconhecer o papel dos catalisadores nas reações químicas.

Tema 4: Como os Materiais afetam Nossa Vida e como Atuamos sobre Eles

Sub-Tema 1 – Produtos de Fontes Orgânicas e Alterações no Ecossistema devido a seu Uso

TÓPICOS

HABILIDADES

19. Principais derivados de petróleo: constituição, usos e propriedades.

• Reconhecer que o petróleo é uma mistura de várias substâncias que podem ser separadas por meio de destilação fracionada e que tal processo de separação está baseado na diferença de temperatura de ebulição das substâncias presentes na mistura;
• Associar fenômenos do cotidiano aos processos de obtenção e consumo dos combustíveis e outras fontes de energia;
• Identificar alguns produtos comuns (polietileno, poliestireno, PVC, nylon, borrachas etc) obtidos por meio de reações de polimerização;
• Reconhecer que há processos industriais ou associados que eliminam produtos que degradam o ambiente e são nocivos aos seres vivos.

Temas Complementares

TÓPICOS

HABILIDADES

IX. Carboidratos, vitaminas e lipídios: fontes e funções.

• Identificar as fórmulas estruturais dos carboidratos identificando seu grupo funcional e características básicas decorrentes;
• Reconhecer a estrutura dos carboidratos mais comuns, suas fontes e principais funções para a vida do ser humano;
• Identificar as fórmulas estruturais das vitaminas identificando seu grupo funcional e características básicas decorrentes;
• Reconhecer a estrutura das vitaminas mais comuns, suas fontes principais funções para a vida do ser humano;
• Identificar as fórmulas estruturais dos lipídios identificando seu grupo funcional e características básicas decorrentes;
• Reconhecer a estrutura dos lipídios mais comuns, suas fontes principais funções para a vida do ser humano.

X.Conservantes e outros aditivos nos alimentos.

• Reconhecer as diferentes tecnologias de conservação de alimentos através dos tempos;
• Reconhecer o efeito dos aditivos alimentares na conservação e aspectos dos alimentos;
• Identificar a presença dos aditivos a partir da interpretação dos rótulos dos produtos comumente comercializados;
• Reconhecer características básicas de substâncias usadas como aditivos mais comuns nos alimentos.

Sub-Tema 2 – Produtos de Origem Mineral e Alterações no Eco-Sistema devido a Seu Uso

TÓPICOS

HABILIDADES

20. .Principais minérios do país e processos básicos de extração e uso.

• Avaliar possíveis implicações na saúde dos seres vivos e no equilíbrio do eco-sistema do uso desproporcional de substâncias químicas pelos sistemas; produtivos, extrativistas, industriais e rurais;
• Reconhecer reações químicas que ocorrem nos processos de produção de alguns metais a partir de seus minérios;
• Identificar possíveis impactos ambientais decorrentes da presença das indústrias de produção dos metais ou de suas extrações, como a do ouro em garimpos.

Tema Complementar

TÓPICOS

HABILIDADES

XI. Defensivos e fertilizantes na agricultura: constituintes, reações e evidências de uso indevido na saúde do ser humano e ambiente.

• Reconhecer os efeitos nocivos dos defensivos agrícolas e fertilizantes sobre o meio ambiente e sobre os animais;
• Identificar e diferenciar defensivos agrícolas e fertilizantes pelos seus usos e aplicações.

Sub-Tema 3 – Produtos Obtidos de Fontes Diversas e Alterações no Eco-Sistema devido a seu Uso

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TÓPICOS

HABILIDADES

21. As matérias-primas de sabões, xampus e detergentes e as reações de saponificação.

• Reconhecer as matérias-primas de sabões, xampus e detergentes e as reações de saponificação;
• Reconhecer estruturas de sabões e detergentes mais comuns e o mecanismo de sua ação.

22. Tipos de drogas e seus usos

• Reconhecer as substâncias usualmente empregadas como drogas e os efeitos biológicos de seu uso;
• Reconhecer o percentual de álcool presente em várias bebidas;
• Identificar a reação de fermentação na fabricação de bebidas alcoólicas.

Tema Complementar

TÓPICOS

HABILIDADES

XII. Ciclo de vida de um objeto

• Compreender o ciclo de vida dos objetos a partir de sua produção e descarte e da possibilidade de decomposição por biodegradação ou não dos materiais de que são feitos;
• Compreender as concepções sobre as transformações dos materiais e suas representações sob uma perspectiva histórica;
• Tomar consciência das implicações das mudanças de costumes relacionadas com o uso dos novos materiais para as alterações do ecossistema;
• Reconhecer tecnologias associadas à produção de novos materiais e suas implicações para o ambient;e
• Identificar as alterações ambientais relacionadas com o uso de derivados de petróleo.


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