O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS


O segundo exemplo consiste na identificação de erros sistemáticos relativos às operações elementares com números decimais, identificados por uma professora em seus alunos de primeiro ano de Ensino Médio. Dada a importância desses conteúdos elementares para a vida dos estudantes dentro e fora da escola, a professora decidiu criar um módulo de aprendizado especial, tópico complementar do currículo. Indicamos, a seguir, a comparação entre os erros mais freqüentes dos estudantes e os conteúdos matemáticos correspondentes e, a partir deles, as definições de objetivos do currículo.


Conhecimentos prévios dos estudantes (dificuldades identificadas em noções de matemática elementar)
Conhecimentos da Matemática escolar
• Evitam efetuar divisões em que o dividendo é menor do que o divisor. Muitas vezes, invertem os termos para indicar o resultado.
• Operam com dificuldade com o sistema de numeração decimal, como se vê pelos algoritmos que montam para divisão ou multiplicação de um número por uma potência de 10.
• Não conseguem estabelecer relações claras entre a representação fracionária e decimal de números racionais.
• Têm dificuldade de compreender o significado das partes decimais de um número e, particularmente, dos termos de uma dízima periódica.
• A divisão de dois números inteiros a e b pode ser entendida como partilha (a dividido em b partes iguais) ou como medida (quantos b existem em a).
• Dados x e y, o resultado da divisão x / y será um número racional z sendo:
o z = x se y = 1
o z < x se y > 1
o z > x se 0< y < 1
• Não é possível dividir um número por zero pois nenhum resultado multiplicado por zero será igual a este número.
• Regras de conversão de representação fracionária para representação decimal e vic-versa.
• Dízimas periódicas e suas representações.

OBJETIVOS DE ENSINO DO TÓPICO

• Associar a uma fração sua representação decimal e vice-versa.
• Realizar operações de multiplicação e divisão de números racionais em forma decimal e fracionária
• Resolver problemas que envolvam números racionais e resolução de equações de primeiro grau.

 
Página anterior Charge