CURRÍCULO BÁSICO COMUM (CBC) E CURRÍCULO COMPLEMENTAR (CC)


Eixo Temático: Recepção e produção de textos orais e escritos de gêneros textuais variados em Língua Estrangeira.

Tema 1 – Compreensão Escrita (leitura)

Subtemas Artigo. Reportagem. Resenha. Anúncio publicitário. Letra de Música.

Notícia. Propaganda institucional. Carta. Receita culinária. Classificados. Provérbio. Horóscopo. Biografia. Cartaz. Folder. Instruções. Convite. Entrevista. Verbete. Rótulo. Relatório. História em quadrinhos. Charge. Conto. Fábula. Poema. Crônica. Mapa e diagrama. Gráfico e esquema.

Tópicos

Habilidades

1 – Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.

 

 

 

1.1. Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção (o gênero a que pertence, função comunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação).

1.2. Estabelecer relações entre gênero (finalidade do texto, público-alvo etc.) e os recursos lingüísticos e não-lingüísticos (saliências gráficas) utilizados pelo autor.

2 – Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes. 2.1. Localizar informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos vários gêneros textuais.
2.2. Identificar e/ou localizar as características básicas de cada gênero textual.
2.3. Identificar a organização textual dos vários gêneros textuais.
2.4. Identificar e/ou localizar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (argumentações, exposições, injunções, descrições, narrações).
2.5. Identificar e/ou localizar características lexicais e sintáticas de algumas das articulações textuais (causa-efeito, comparação-contraste, fato-opinião, enumeração, seqüência).
2.6. Identificar e/ou estabelecer relações de semelhanças, diferenças, oposições, contradições e redundância.
3 – Coerência e coesão no processamento do texto escrito de gêneros textuais diferentes. 3.1. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) nos vários gêneros textuais.
4 – Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros textuais diferentes. 4.1. Inferir os efeitos de sentido a partir das escolhas de itens lexicais e de linguagem figurada feitas pelo autor.
4.2. Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais.
4.3. Inferir sentido no processo de interação leitor-texto, tendo por base os três tipos de conhecimento (o prévio ou enciclopédico, o textual e o léxico-sistêmico) nos vários gêneros textuais
5 – Estabelecimento de relações entre dois ou mais textos escritos de gêneros textuais diferentes. 5.1. Comparar opiniões ou pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema.

Tema 2 Produção Escrita

Subtemas – Artigo. Resenha. Biografia. Folder. Pôster (cartaz). Anúncio. Convite. Instruções.

Notícia. Reportagem. Manchete (headlines). Guia turístico. Carta. Calendário. Lembrete. Bilhete. E-mail. Cartão postal. Recado. Fichamentos. Memorandos. Curriculum Vitae. Cardápio. Perfis pessoais. Diários pessoais. Relato de acontecimentos. Receitas. Conto. Poemas. Resumo. Diagrama. Esquema.

Tópicos

Habilidades

6 – Produção textual, contexto e circulação do texto escrito de gêneros textuais diferentes

6.1. Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cíclico de planejar, revisar, produzir e editar, tendo em vista as condições de produção sob as quais se está escrevendo.
7 – Produção de elos coesivos lexicais e gramaticais em gêneros textuais diferentes 7.1. Fazer uso, nos textos produzidos, de recursos coesivos gramaticais e lexicais, como, por exemplo, os pronomes, as conjunções, os hiperônimos, os sinônimos e os antônimos.
8 – Produção de textos com seqüências lingüísticas narrativas em gêneros textuais diferentes. 8.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências narrativas, considerando as condições de produção e circulação.
9 – Produção de textos com seqüências lingüísticas injuntivas em gêneros textuais diferentes. 9.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências injuntivas (seqüência de eventos), considerando as condições de produção e circulação.
9.2. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências injuntivas (enumeração de passos), considerando as condições de produção e circulação.
10 – Produção de textos com seqüências lingüísticas descritivas em gêneros textuais diferentes. 10.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências descritivas, considerando as condições de produção e circulação.
11 – Produção de textos com seqüências lingüísticas analíticas (exposição). 11.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências analíticas (exposição), considerando as condições de produção e circulação.

11.2. Fazer uso das seguintes etapas: constatação de um fato ou fenômeno, problematização, resolução ou explicação e conclusão e avaliação.
12 – Produção de textos com seqüências contrastivas explícitas e/ou implícitas (argumentação). 12.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqüências contrastivas explícitas (argumentação), considerando as condições de produção e circulação.

12.2. Fazer uso das seguintes etapas: proposta de uma questão polêmica, posicionamento favorável ou desfavorável, argumentos de sustentação, conclusão.

Tópicos Complementares

Tópicos COMPLEMENTARES

Habilidades

I – Produção de textos com articulações textuais na forma de tese-argumento.

 

I.I. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de tese-argumento: apresentação de uma tese, argumentos de sustentação, conclusão.
II – Produção de textos com articulações textuais na forma de fato-opinião. II.I. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de fato-opinião.
III – Produção de textos com articulações textuais na forma de comparação-contraste. III.I. Identificar e/ou produzir articulações textuais na forma de comparação-contraste.
IV – Uso de notações para produção de efeitos de sentido diferentes no texto escrito IV.I. Produzir efeitos de sentido pretendidos pelo uso de notações como travessão, aspas, itálico, negrito, letras maiúsculas, dois pontos e reticências.
V – Ordenação de parágrafos em gêneros textuais diferentes. V.I. Ordenar parágrafos de modo a reconstruir a seqüência dos textos originais.


Tema 3
Compreensão Oral (escuta)

Subtemas – Diálogos para expressar funções sociais diferentes. Conversa informal. Conversa telefônica. Scripts. Documentário.

Instruções. Letra de música. Mensagem eletrônica. Anúncios. Anúncio publicitário de rádio ou TV. Propagandas (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV). Entrevistas (no rádio ou na TV).

Tópicos

Habilidades

13 – Compreensão das condições de produção do texto oral de vários gêneros textuais.

13.1. Identificar a função sócio-comunicativa e o gênero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos.

13.2. Identificar informações específicas e estabelecer relações contextuais para distinguir pontos de vista diferentes e para anotar pontos principais .
14 – Compreensão das marcas do discurso oral no processo de recepção de textos de vários gêneros 14.1. Perceber as marcas do discurso oral (hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, contrações de itens lexicais e gramaticais etc.).
15 – Construção de inferências no processo de recepção de textos de vários gêneros. 15.1. Construir as intenções explícitas e inferir as implícitas, de acordo com as intenções comunicativas dos envolvidos na interlocução.

15.2. Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de sentido (ritmo, tonicidade, entonação etc.).
15.3. Inferir o efeito de sentido pretendido pelo uso de expressões de ironia, raiva, humor, sarcasmo.
16 – Percepção dos sons de consoantes, vogais e ditongos. 16.1. Perceber diferenças nos sons emitidos (contrastes entre pares mínimos, assim como nos diferentes sons para vogais, ditongos e consoantes).

Tópicos Complementares

Tópicos COMPLEMENTARES

Habilidades

VI – Formalidade e informalidade no discurso oral no processo de recepção de textos de vários gêneros.

 

VI.I. Identificar traços de formalidade e informalidade em textos orais de gêneros diferentes.
VII – Polidez no discurso oral no processo de recepção de textos de vários gêneros. VII.I. Identificar e/ou produzir formas adequadas com relação à polidez para interações orais do cotidiano.

Tema 4Produção Oral

Subtemas – o Conversa informal. Conversa telefônica. Diálogos para expressar diversas funções sociais. Entrevista. Survey. Apresentação com suporte escrito.

Recados. Mensagens eletrônicas. Lembretes. Entrevistas (no rádio ou na TV). Programas (de rádio ou de TV). Propagandas (no rádio ou na TV). Documentários. Instruções de uso. Instruções de seqüência de passos ou estágios. Relatos de acontecimentos.

Tópicos

Habilidades

17 – Uso das funções sócio-comunicativas em vários gêneros textuais do discurso oral.

 

 

 

17.1. Interagir por meio da língua estrangeira para cumprimentar; despedir-se; elogiar; convidar; recusar e aceitar convites; reclamar; dar opiniões; assim como para a comunicação oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos de licença para entrar e sair da sala, empréstimos de materiais).

17.2. Interagir por meio da língua estrangeira para pedir desculpas; atender à porta; implorar por alguma coisa; recusar uma oferta ou um convite; oferecer ajuda; consolar alguém; agradecer alguém; avisar, advertir, notificar; fazer uma apresentação; responder a uma apresentação.
17.3. Interagir por meio da língua estrangeira para pedir informações de direções; expressar condolências; atender ao telefone; expressar satisfação e/ou insatisfação; dar os parabéns; expressar dor; expressar medo.
17.4. Interagir por meio da língua estrangeira para conseguir a atenção de alguém; expressar ignorância; estimular ou encorajar; acusar; dar boas-vindas; indagar sobre saúde; pedir permissão para falar; repreender; expressar desapontamento; expressar afeição; acalmar alguém .
18 – Produção de textos de diferentes de gêneros textuais do discurso oral 18.1. Usar a língua estrangeira nas interações propostas para as situações de aprendizagem nas atividades de “faz de conta” (role play), fazendo uso de gêneros do discurso oral.
19 – Produção de sons diferentes para o “-ed”. 19.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–ed” em verbos e adjetivos.
20 – Produção de sons diferentes para o “-s”. 20.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronúncias para o “–s” em verbos na terceira pessoa do singular, no plural dos substantivos e no caso possessivo.

Tópicos Complementares

Tópicos COMPLEMENTARES

Habilidades

VIII – Produção das marcas do discurso oral em textos de gêneros textuais diferentes.

 

VIII.I. Identificar e/ou fazer uso de palavras e expressões próprias da linguagem oral (hesitações, sinais de interrupção, coloquialismos, contrações, sinais de início e fim da fala etc.) e de marcas de colaboração do ouvinte (fillers) no processo da interação oral.
IX – Formalidade e informalidade no discurso oral no processo de produção de textos de vários gêneros. IX.I. Fazer uso de traços de formalidade e informalidade em textos orais de gêneros diferentes
X – Polidez no discurso oral no processo de produção de textos de vários gêneros. X.I. Fazer uso das regras de polidez nas interrupções e nas trocas de turno.


Tema 5
– Conhecimento léxico-sistêmico

Artigo. Reportagem. Resenha. Anúncio publicitário. Letra de música. Biografia.
Folder. Pôster (cartaz). Convite. Relato de acontecimentos. Instruções.
Diálogos para expressar funções sociais diferentes. Conversa informal. Conversa telefônica. Scripts. Documentário. Anúncio publicitário de rádio ou TV. Entrevista. Survey. Apresentação com suporte escrito.

Tópicos

Habilidades

21 – Funções sócio-comunicativas do imperativo.

21.1. Reconhecer e/ou produzir as funções sócio -comunicativas do imperativo, assim como os efeitos de sentido que ajudam a construir nos vários gêneros textuais, principalmente nas seqüências injuntivas..
22 – Funções sócio-comunicativas dos marcadores do discurso. 22.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso (palavras de ligação) e das relações semânticas que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais.
23 – Funções sócio-comunicativas dos pronomes. 23.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos pronomes e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais.
24 – Funções sócio-comunicativas do discurso direto e indireto. 24.1. Fazer uso adequado do discurso direto e indireto no processo de recepção/produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
25 – Funções sócio-comunicativas de numerais e valores. 25.1. Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais, datas e números de telefone.

Tópicos Complementares

Tópicos COMPLEMENTARES

Habilidades

XI – Funções sócio-comunicativas dos vários tipos de presente (simples, contínuo, perfeito).

XI.I. Fazer uso adequado dos diversos tipos do tempo presente no processo de recepção /produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
XII – Funções sócio-comunicativas dos vários tipos de passado (simples, contínuo, perfeito). XII.I. Fazer uso adequado dos diversos tipos do tempo passado no processo de recepção /produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
XIII – Funções sócio-comunicativas dos vários tipos de futuro (simples, contínuo, perfeito). XIII.I. Fazer uso adequado dos diversos tipos do tempo futuro no processo de recepção /produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais
XIV – Funções sócio-comunicativas dos modais XIV.I. Fazer uso adequado dos modais no processo de recepção /produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
XV – Funções sócio-comunicativas do gerúndio e do infinitivo. XV.I. Fazer uso adequado do gerúndio e infinitivo no processo de recepção/produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
XVI – Ordem de palavras. XVI.I. Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepção/produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.
XVII – Formação de palavras. XVII.I. Formar novas palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos.
XVIII – Agrupamento de palavras. XVIII.I. Formar pares de sinônimos, de antônimos e de palavras relacionadas.
XVIII.II. Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semântico.

Notas:

Em negrito, os subtemas (gêneros), os tópicos e as habilidades do Currículo Básico Comum (CBC).
Em itálico, os subtemas (gêneros), os tópicos e as habilidades do Currículo Complementar (CC).


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