CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS

O CBC de História do Ensino Fundamental tem como eixo integrador o tema "História e Cidadania" no Brasil. A escolha da questão-problema ou eixo norteador da proposta partiu de um problema contemporâneo que pode ser traduzido na pergunta: quais foram os processos históricos de construção da cidadania e da democracia, com as características com se apresentam hoje na sociedade brasileira? O entendimento equilibrado dos dilemas e dos desafios hoje vividos pela sociedade brasileira depende, em grande medida, da compreensão, de um lado, dos obstáculos enfrentados para a construção de uma sociedade democrática e cidadã no passado e, de outro, das conquistas até agora logradas e dos caminhos ainda por trilhar. A percepção dessa dialética temporal é crucial para se entender que o hoje não é uma mera extensão do ontem e tampouco o amanhã será a seqüência linear da atualidade. Porém, não há como negar que, em certa medida, o presente prolonga, re-edita e re-cria, em diversos níveis, experiências já afastadas no tempo. Em geral, somos levados a contemplar apenas as experiências recentemente vividas. Tendemos a esquecer que nossas vidas trazem fragmentos das vidas de outros tempos e, sem que o saibamos, estamos, aqui e ali, a dar-lhes continuidade. A compreensão desse emaranhado de questões é um dos requisitos básicos para que os jovens entendam a si mesmos e, sobretudo aprendam a respeitar e a conviver com as diferenças, sejam elas de que ordem for.

 

Página anterior Critérios de Seleção De Conteúdo Curricular