APRESENTAÇÃO

Aos professores de Física da Rede Estadual de Educação, apresentamos o novo Conteúdo Básico Comum (CBC) de Física para o Ensino Médio da Rede Estadual de Educação com algumas modificações resultantes da interação com os professores das Escolas Referência através dos Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP) e da pesquisa realizada com todas as escolas da Rede Estadual de Minas Gerais

O CBC de Física contém agora 26 (vinte e seis) tópicos de conteúdo que estão organizados em três Eixos Temáticos, a saber:

1- Eletricidade e Magnetismo;
2- Ótica, Ondas e Calor;
3- Movimentos e Conservação de Energia.


O eixo 1 do CBC inicia focalizando fenômenos facilmente observados no cotidiano das pessoas, como o simples movimento de ligar e apagar pequenos circuitos elétricos e não se exige dos alunos, num primeiro momento, uma explicação conceitual muito profunda desses fenômenos. Entretanto, não há uma obrigação de seguir a ordem dos conforme está apresentada. As escolas que preferirem adotar um esquema mais tradicionalista podem começar a abordagem curricular a partir do eixo temático número três, Movimentos e Conservação de Energia .

A filosofia do CBC não se modificou em relação à versão anterior discutida com os professores nos Encontros de GDP. A orientação metodológica para o ensino do CBC é sempre partir da observação dos fenômenos mais simples e construir modelos explicativos que vão se sofisticando à medida que o tema vai sendo trabalhado, levando, em muitos casos, às aplicações tecnológicas. Espera-se que os modelos de explicação dos fenômenos da Física se complementem com o ensino dos tópicos complementares cuja seleção está a cargo de cada escola. Energia é o conceito mais importante e estruturante do CBC, pois todos os tópicos e fenômenos podem ser discutidos tendo em vista o conceito de energia e o princípio de sua conservação.

 
     

Página anterior Introdução