EIXO TEMÁTICO I: AMBIENTE E VIDA

O eixo Ambiente e Vida busca promover um estudo integrado sobre a vida nos ambientes. Nesse sentido, pretende romper com uma tradição do ensino de ciências em tratar separadamente os estudos de morfologia e classificação de seres vivos (próprios da zoologia e botânica) e a iniciação ao estudo dos ambientes. Ao contrário disso, a orientação para o estudo dos temas relacionados a esse eixo é de se examinar a diversidade da vida como resultado de adaptações e co-evoluções dos organismos em seus habitats.

Procura-se aqui considerar a dinâmica e interdependência entre seres vivos e como a vida se processa em diferentes espaços e tempos. Os ambientes são vistos tanto em sua dinâmica interna quanto nas conseqüências de intervenções humanas nestes. O desenvolvimento desse eixo curricular deve se dar de maneira integrada aos estudos de saúde e corpo humano, uma vez que as condições de saúde dependem fortemente das relações entre as comunidades humanas e o ambiente em que vivem.

 
 

De modo semelhante, o eixo “Ambiente e Vida” tem interfaces com o eixo curricular que trata da “Construção de Modelos”. Um exemplo disso é a retomada das discussões de energia, iniciadas no tema Energia nos ambientes, que trata de fluxos de energia nos ecossistemas, no tema “Processos de Transferência de Energia”, em que se estudam os impactos ambientais decorrentes do uso intensivo de energia na sociedade.

Fazem parte desse eixo os seguintes temas:

1. Diversidade de vida nos ambientes
2. Diversidade dos materiais
3. Formação e manejo dos solos
4. Decomposição de materiais
5. Qualidade da água e qualidade de vida
6. Energia nos ambientes
7. Evolução dos seres vivos

 

Página anterior Tema diversidade da vida