TEMA FORMAÇÃO E MANEJO DOS SOLOS

O estudo de solos amplia o conhecimento sobre o ambiente e seus problemas e na compreensão de que ambientes diferentes possuem elementos comuns.

Estudos comparativos de diferentes tipos de solos resultando em diferentes paisagens podem ser feitos com aprofundamento no conhecimento da dinâmica dos ambientes. Comparações de ambientes de jardim ou horta com parque ou terreno baldio podem evidenciar a interferência do ser humano na transformação do solo como técnicas de preparação para o cultivo controle de erosão controle de pragas e manejo de água.

 
 


Idéias prévias

No estudo dos solos, muitos estudantes pensam que as plantas apenas se dissolvem (ou desmancham) no solo e não compreendem a decomposição como resultado da ação de microorganismos. Interpretações errôneas são feitas acerca das queimadas e sua ação no solo, como se as cinzas aumentassem a sua fertilidade. Embora as cinzas resultantes das queimadas promovam uma maior disponibilidade de alguns minerais, o que torna o solo mais fértil por um curto período de tempo, o fogo destrói os microrganismos responsáveis pela decomposição, o que resulta na perda de minerais, compactação e erosão

Linguagem das Ciências


Nas atividades de estudo desse tema, os estudantes terão oportunidades de utilizar corretamente e compreender palavras e frases relacionadas à formação e constituição dos solos como por exemplo: intemperismo, microrganismos, textura, permeabilidade, pH, curvas de nível, desertificação.

Idéias chaves

Formação e características do solo. Interações que ocorrem nos solos: microrganismos e vida vegetal; degradação e conservação dos solos; fertilizantes, compostagem e correção de solos (pH); poluição por agrotóxicos e metais pesados; ciclos dos materiais nos ecossistemas; papel dos seres vivos no ciclo dos materiais.

 
 

CONTEÚDO BÁSICO COMUM

Eixo Temático I - Ambiente e Vida

Tema 3: Formação e Manejo dos Solos

• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.

 
 
Tópico
HabilidadeS BÁSICAS
6. Solos: formação, fertilidade e conservação • Associar a formação do solos com a ação do intemperismo e dos seres vivos.
• Relacionar a presença de húmus com a fertilidade dos solos
• Relacionar as queimadas com a morte dos seres vivos do solo e com a perda de fertilidade.
• Analisar a permeabilidade do solo e as conseqüências de sua alteração em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano
• Analisar ações humanas e efeitos de intemperismo à erosão do solo
IV: Técnicas de conservação dos solos • Explicar técnicas de conservação dos solos como plantação em curva de nível, rotação de cultura e de pastagem, adubação verde e outras.
 
     

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