TEMA A DINÂMICA DO CORPO

Para que o aluno compreenda a integridade do corpo é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais. Por isso é importante a seleção de conteúdos que possibilitem a compreensão do corpo como um todo. Atividades de discussão que promovam valores de apreço pelo corpo e de auto-estima como questões relacionadas à saúde, alimentação, dietas, automedicação entre outras também devem ser exploradas.

A abordagem aqui se diferencia do tratamento tradicional de iniciar com o estudo de células. Ao adotarmos uma abordagem mais integrada do corpo humano estamos rompendo, em parte, com a visão descritiva da biologia que é tanto criticada pelos alunos e por nós mesmos. De nada adianta o aluno memorizar as diferentes estruturas celulares, os diferentes tipos de tecidos, classificar seres vivos, se eles não conseguirem usar estas informações como ferramentas para compreender e explicar o mundo.

O conceito de célula, no ensino fundamental, não deve ser considerado como ponto de partida mas como conceito em construção. Ë suficiente, nessa etapa, considerar a célula como unidade de vida e deixar estudos de citologia e organelas celulares para o ensino médio.

Prioridades de aprendizagem

a. Compreensão da integração dos processos envolvidos com as funções de nutrição tais como digestão, distribuição e absorção e excreção.
b. Avaliação da própria dieta e as conseqüências das carências nutricionais.
c. Fatores que concorrem para a manutenção do equilíbrio do corpo.
d. Manifestação e modos de prevenção de doenças comuns na comunidade.

Idéias prévias

Pesquisas indicam que ao final do ensino fundamental os estudantes ainda possuem uma visão fragmentada e desarticulada dos sistemas do corpo. Eles compreendem o corpo desprovido de interação com o ambiente, constituído de sistemas interdependentes e sem história biológica e cultural. É comum os estudantes não estabelecerem relação entre o próprio corpo e aquele estudado nos livros nem associam os cuidados corporais com a fisiologia humana.

Linguagens das Ciências

Nas atividades de estudo desse tema, os estudantes devem ter oportunidades de utilizar corretamente e compreender palavras e frases relacionadas ao tema, como por exemplo: hormônios, metabolismo, dieta equilibrada, calorias, sistemas, equilíbrio, saúde e doença.

Idéias chave

Relações entre sistemas circulatório, respiratório, digestório e excretor e os órgãos que fazem parte desse sistema; noções básicas da respiração celular: respiração celular como um processo que envolve transformação de energia e formação de novos materiais no organismo; composição do ar que inspiramos e expiramos; doenças do sistema respiratório e circulatório.

CONTEÚDO BÁSICO COMUM

Eixo Temático II - Corpo Humano e Saúde

Tema 1: A dinâmica do corpo

• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.

Tópico
HabilidadES BÁSICAS
16: Sistemas do corpo humano e suas integrações • Identificar alguns sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas.
• Analisar mecanismos de integração de sistemas em situações cotidianas.
17: Funções de nutrição no corpo humano. • Reconhecer a importância da passagem de nutrientes e água do tubo digestório para os capilares sangüíneos.
• Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
• Reconhecer que o sangue é composto principalmente por água, onde se encontram dissolvidos materiais nutritivos e resíduos metabólicos.
• Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor.
18: Doenças infecciosas e parasitárias • Identificar as doenças humanas comuns veiculadas pela água, solo e ar.
• Relacionar os modos de evitar algumas doenças, como verminoses, protozoozes e bacterianas com o saneamento ambiental.
V: Saúde preventiva • Reconhecer os fatores de risco associados a doenças circulatórias e formas de prevenção.
• Reconhecer fatores ambientais (fumo e poluição) em doenças do sistema respiratório.
• Identificar hábitos alimentares saudáveis.
• Examinar problemas no sistema excretor, formas de tratamento e cuidados de prevenção.

Página anterior Tema Sexualidade