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Roteiros de Atividades

Geografia - Ensino M�dio


Políticas Públicas Urbanas: o público e o privado

CRIADO EM: 03/03/2009
MODIFICADO EM: 03/03/2009

Eixo Temático V:
Problemas e perspectivas do urbano
Tema 5:
O Processo de Urbanização Contemporâneo: a Cidade, a Metrópole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura
Tópico 16:
Políticas Públicas Urbanas: o público e o privado

Objetivos:

Reconhecer a presença/ausência de população de sem-teto, sem-trabalho, sem-educação, sem-saúde, sem-terra, questionando os direitos à cidadania e identificando a sua territorialidade.

Providências para a realização da atividade:

Fazer o roteiro primeiro individualmente checando o site e as possibilidades indicadas.
Procurar orientações no fórum sobre como fazer um power point quando tiver dúvidas.

Pré-requisitos:

Conceitos importantes devem ser revisados: desenvolvimento, economia, desemprego, territorialidades urbanas, conflitos localx global

Descrição dos procedimentos:

1.   Orientar os estudantes na entrada na internet e na realização do downlowd da fotonovela apresentada pelo título As máquinas de guerra contra os parelhos de captura- uma fotonovela, no endereço- http://www.pucsp.br/artecidade/novo/publicacoes/fotonovela/maquinas_de_guerra_ebook_pt.pdf
2.   Solicitar que eles selecionem imagens e frases de efeito que possam ser objeto de uma nova produção em vídeo ou power point sobre as territorialidades urbanas que evidenciam a necessidade de políticas públicas urbanas.
3.   Orientar os estudantes na elaboração do power point e do tipo de texto adequado, da tela inicial, registro das fontes e do ano, identificação do estudante e da escola.
4.   Discutir com os estudantes o fato apresentado na fotonovela: como o espaço urbano é territorializado pela falta de políticas públicas adequadas e pela existência de indicadores de ausência de cidadania tais como: os sem teto, os sem trabalho, os camelôs.
5.   Solicitar o envio do power point para o email do professor para avaliação anterior à apresentação para a turma.
Avaliação
Análise dos power point elaborados pelos alunos e discussão sobre eles no coletivo.
Procura de questões do banco de itens para que os estudantes as resolvam.

Possíveis Dificuldades:

Produzir o power point e/ou o texto editado. É preciso uma orientação do professor.

Glossário:

Territorialidades- Esse conceito incorpora duas dimensões: uma é estritamente política, um dos componentes do poder. A outra dimensão refere-se às relações econômicas e culturais e se revela no modo como as pessoas usam a terra, o espaço vivido e dão significado ao lugar. A territorialidade, portanto, pode ser entendida como correlação de forças, ação, uma estratégia de controle do espaço-tempo e se manifesta como formas diversas de apropriação de territórios.
Para saber mais, consulte o site:
http://www.geomundo.com.br/geografia_delimitar_territorio.htm


Roteiro de Atividade: RA  - Roteiro de pesquisa e produção de multimídia.
Currículo Complementar- Geografia Ensino Médio
Autor(a): Rita Elizabeth Durso Pereira da Silva
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008