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Roteiros de Atividades

Ciências - Fundamental - 6º ao 9º


Introdução ao conceito de átomo

CRIADO EM: 22/03/2009
MODIFICADO EM: 22/03/2009

Eixo Temático iii:

Construindo modelos

Tema 12:

O mundo muito pequeno

Tópico 27:

Introdução ao conceito de átomo


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Objetivos:

Nomear os elementos químicos dos reagentes e produtos.

Identificar as partículas constituintes dos átomos dos elementos envolvidos.

Reconhecer os elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.

Comparar reagentes e produtos em termos de átomos, elementos, substâncias e propriedades físicas e químicas.

 

Providências para a realização da atividade:

A atividade consiste em:

1.     Realizar eletrólise do KI.

2.     Elaborar um projeto de obtenção de gás hidrogênio para a partir da água, com o objetivo de recolher esse gás para ejetar um foguete a propulsão.

3.     Reconhecer que os gases produzidos são novas substâncias cujos átomos são os mesmos do reagente e que elementos químicos na natureza são poucos e estão representados na TP.

4.     Comunicar aos colegas o projeto para avaliar a viabilidade técnica do “foguete” funcionar.

Preveja no seu tempo de aula um acompanhamento mais permanente e longo para que os estudantes possam ter sucesso no resultado: movimentar um foguete com gases obtidos da decomposição da água. Sugestão de consulta de um projeto de foguete movido pelos gases da eletrólise. http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_03.asp.

 

Pré-requisitos:

Saber consultar a tabela periódica.

 

Descrição dos procedimentos:

1 - Monte o dispositivo para a eletrólise utilizando um tubo de vidro em forma de U.

2 - Utilizando o papel indicador, verifique se a solução de KI é ácida, básica ou neutra. Registre o resultado.

3 - Encha o tubo em U até 1 cm das bordas com a solução de KI.

4 - Em cada uma das extremidades coloque um eletrodo de grafita.

5 - Faça as ligações indicadas na figura e deixe a eletrólise se processar durante alguns minutos.

6 - Observe o processo e anote as modificações que forem evidentes para os dois eletrodos.

7 - Desligue o circuito e teste, novamente, a solução em cada extremidade do tubo em U com papel indicador universal. Compare os resultados com os obtidos antes da eletrólise.

8 - Retire um pouco da solução de cada extremidade do tubo em U, usando dois conta-gotas diferentes. Coloque esses volumes em dois tubos de ensaio separados e adicione, a cada um deles, duas ou três gotas do indicador fenolftaleína. Anote os resultados.

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1)    Antes de ligar o circuito, há evidência de que alguma reação química esteja ocorrendo?

2)    Após ter ligado o circuito, qual ou quais modificações foram possíveis de identificar? Se houve alguma mudança, isto significa que ocorreu reação química?

3)    É possível associarmos as reações químicas ocorridas com a presença da corrente elétrica? Justifique sua resposta.

4)    Indique os átomos dos elementos químicos que compõem reagentes e produtos.

5)    Identifique os elementos na TP e os números de prótons, neutros e elétrons para os átomos neutros e para os íons.

 

Possíveis dificuldades:

Revista Eletrônica de jornalismo científico. n.104, 10/12/2008 ComCiência. http://www.comciencia.br/comciencia/

 

Alerta para riscos:

Não há

 

Glossário:

Átomos, partículas constituintes, eletrólise, subtâncias

 


Roteiro de Atividade: Tópico 27: Limpeza de caixa d’água
Currículo Básico Comum - Ciências - Ensino Fundamental
Autor(a): Maria Emília Caixeta de Castro Lima
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG / março 2009