Eixo Temático:
Recepção e produção de textos orais e escritos de gêneros textuais variados em Língua Estrangeira
Tema 2:
Produção escrita Gênero: Resenha de filme – Parte I
Tópico 8:
Contexto, produção textual e circulação do texto escrito.
Habilidade:
8.1. Planejar a produção de textos, de vários gêneros textuais, tendo em vista as condições de produção sob as quais se está escrevendo.

Providências para a realização da atividade:

Reservar o laboratório de informática para pesquisas online e edição dos textos (com o uso de processadores de textos e programas de apresentação); reservar a biblioteca; incentivar pesquisa prévia dos alunos.
 
Formar duplas ou trios de alunos. Número de aulas necessárias = 01 ou 02, dependendo do contexto de atuação do professor.

Pré-requisitos:

Centrar atenção especial na noção da escrita como um processo cíclico, no seu caráter recursivo e na importância da colaboração (feedback), ao longo da produção textual. Fazer uso do gráfico abaixo para estas discussões.

 

Conscientizar os alunos sobre as fases do processo de produção escrita: Fase 1: Pré-escrita; Fase 2: O processo de escrita: Primeiro rascunho — Revisão — Segundo rascunho — Revisão etc. — Edição final e “publicação”; Fase 3: Pós-escrita

Descrição dos procedimentos:

Utilizar a seguinte fase do processo de produção escrita: Fase 1: Pré-escrita.
 
Fase 1 do processo de produção escrita: Pré-escrita
Nesta fase, três serão as etapas principais: (1) estabelecimento das condições de produção; (2) leitura de textos do mesmo gênero que será produzido para que os alunos se apropriem das características do gênero e possam, então, produzi-los e (3) produção de uma lista com as características básicas deste gênero.
 
Etapa 1: Estas são as condições a serem estabelecidas em negociação com os alunos:
Público-alvo: os colegas da outra sala
Gênero: resenha (sinopse) de um filme
Propósito: produção de uma sinopse de um filme assistido recentemente que seja do interesse de colegas da mesma faixa etária. Após a publicação, os colegas da outra sala (público-alvo) vão ler e escolher o(s) filme(s) que decidiram assistir com base nas leituras das sinopses.
Publicação: afixação das sinopses produzidas na sala de aula dos colegas da outra sala.
 
Sugere-se que uma folha com essas condições seja duplicada e distribuída entre os alunos para facilitar o entendimento e as discussões a serem feitas.
 
Etapa 2:
2.1.Leitura de várias resenhas de filmes para que os alunos se apropriem das características do gênero e possam, então, produzi-las com mais consciência em relação ao processo em que estão envolvidos. Sites que podem ser úteis para a seleção de resenhas de filmes:
http://www.imdb.com/ http://www.oscar.com/; http://www.oscars.org/index.html. Outros suportes como jornais e revistas podem também ser utilizados para a seleção de tais textos.
 
2.2. Os alunos devem, então, ser conscientizados sobre as características básicas do gênero resenha. Deve ficar claro para eles que este gênero usualmente envolve tanto a exposição fatos pela menção de dados sobre o filme relativos ao elenco, diretor, “setting”, data de lançamento, bem como as opiniões dos alunos produtores de texto. Um mesmo filme pode ser bem avaliado por um grupo de alunos ou pode ser altamente criticado com ênfase em dados negativos por um outro grupo.
 
Sugere-se que professor e alunos listem as palavras de sentido positivo e negativo para se descrever um filme. Estas são bem possíveis de serem listadas:
wonderful, great, disappointing, boring, awesome, disgusting, worth seeing, not worth seing, amazing, poor, weak, stunning, breathtaking, hilarious, violent, etc.
 
Sugere-se também que os vários gêneros de filmes “adventure, animation, comedy, drama, horror, love story, thriller, sci-fi, western” sejam mencionados junto com os exemplos de cada um.
 
Etapa 3: Nesta etapa, o professor e seus alunos produzem uma lista com as características básicas do gênero “resenha”. Estes são os itens mais prováveis:
 
·        A catchy title to call reader’s attention
·        Name of the critic
·        Other factual information: length of film, country of production, colour/black and white, etc.
·        Plot summary, with most important points (but no spoilers!)
·        Use of present tenses to tell the story
·        Names of characters and actors playing them
·        Use of a variety of adjectives when talking about the characters / actors
·        Critic’s evaluation of performances
·        Avoidance of 1st person (“I”) when assessing
·        Name of director, previous works or awards
·        Names of other people involved in the production and what they do
·        Critic’s evaluation of technical aspects
·        Reference to other films with similar theme
·        Reference to specific parts of the film
·        Critic’s final assessment, usually at the end
·        Reference to film rating
·        When the review is posted online, a few links to other texts, trailers, interviews, etc.
FONTE: VEADO, M. M. C. Colaboração no processo de produção textual em uma atividade online: um estudo de caso com o gênero resenha de filme. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Faculdade de Letras da UFMG, 2008. 172 páginas. (Número de chamada: Faculdade de Letras: 418.007 V394c 2008 TBU- Memória:81 V394c 2008).

Possíveis dificuldades:

Não há

Alerta para riscos:

Não há

Glossário:


Roteiro de Atividade: Contexto, produção textual e circulação do texto escrito.
Currículo Básico Comum – Língua Estrangeira Ensino Médio
Autor(a): Maria Raquel Andrade Bambirra
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008