Eixo Temático:
Recepção e produção de textos orais e escritos de gêneros textuais variados em Língua Estrangeira
Tema 1:
Compreensão escrita (leitura) – Gênero: Página da Web
Tópico 1:
Condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes
Habilidade:
1.1. Identificar o tema geral do texto.
1.2. Identificar a função comunicativa do texto.
1.3. Reconhecer o gênero do texto.
1.4. Estabelecer o suporte de circulação do texto.
1.5. Identificar a autoria do texto.
1.6. Identificar data e local de publicação do texto.

Providências para a realização da atividade:

Providenciar fotocópias da página principal do site “Air Pollution” no seguinte endereço: http://www.edugreen.teri.res.in/explore/air/air.htm
Conversar com os professores de outras disciplinas (geografia, biologia, história e português, por exemplo) para um trabalho em conjunto sobre o conteúdo e o conhecimento textual necessário para a leitura dos textos propostos neste RA, tendo em vista um trabalho interdisciplinar.

Pré-requisitos:

Incentivar a participação ativa do aluno nas situações criadas para a aprendizagem na sala de aula. 
Utilizar as seguintes fases do processo de compreensão escritaPré-requisitos:: Pré-leitura; Compreensão geral; Compreensão de pontos principais; Compreensão detalhada; Pós-leitura.

Descrição dos procedimentos:

Fase 1 do processo de compreensão escrita: Pré-leitura
 
Sugere-se que o professor faça uso da primeira página do site: “Air pollution” (http://www.edugreen.teri.res.in/explore/air/air.htm) para a ativação de conhecimento anterior em relação a um dos tipos de problemas causados no meio ambiente, a “poluição do ar”, tendo em vista o seu público-alvo (seus alunos) e o contexto onde atua. 
 
Sugere-se que os alunos façam um skimming do texto para estabelecer suas condições de produção (quem escreveu, para quem, por quê etc.). 
Sugere-se também que o professor incentive seus alunos a explorar esta página da Internet em termos do conteúdo que é apresentado e discutido e dos links que são sugeridos.
 
Sugere-se que os alunos passem algum tempo explorando esta página inicial do website sobre “Air Pollution” com o objetivo de escolher um dos links que a página oferece. Eles, então, relatam aos colegas que links escolheram e fazem o resumo do que eles contêm. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de 02 ou 03 alunos. Caso seja possível a impressão de textos no laboratório, os alunos podem imprimir os textos dos links que escolheram, levá-los para a sala de aula e postá-los em seus portfólios ou montar um painel para dispô-los.
 
Sugere-se, ainda, que o professor enfatize que uma página inicial de um website é um gênero cujas características principais são: identificação por um endereço eletrônico, por um título e por uma página inicial, resumo sintético do assunto a ser tratado (neste caso, a poluição do ar), presença de um menu (às vezes, na posição vertical, às vezes, na horizontal, às vezes só por meio de palavras, às vezes por meio de palavras e pelo uso de ícones); indicações de links para outras páginas. Em linhas gerais, pode-se também enfatizar que um site é um conjunto de páginas que se relacionam. O menu tem a função de facilitar a navegação entre uma página e outra.

Possíveis dificuldades:

Não há

Alerta para riscos:

Não há

Glossário:

Links internos
 
 
Links externos


Roteiro de Atividade: Condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
Currículo Básico Comum – Língua Estrangeira Ensino Médio
Autor(a): Raquel Cristina dos Santos FariaCentro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008