Centro de referência Virtual do Professor - http://crv.educacao.mg.gov.br

 

Roteiros de Atividades

Educação Física - Fundamental - 6º ao 9º


Tóp. 23 - Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes

CRIADO EM: 08/09/2010
MODIFICADO EM: 08/09/2010

Eixo Temático IV:  DANÇA E MOVIMENTOS EXPRESSIVOS
Tema: A dança como fenômeno sociocultural.
Tópico: 23. Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes.
Habilidades:  23.1. Identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos.

23.2. Compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.


Baixe o módulo original em PDF

 

 

Objetivo:

Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes

Providências para a realização da atividade:

Uma sala ou espaço com quadro, um aparelho de som

Balões, elástico, barbante

Descrição dos procedimentos:

O trabalho em grupo e a confiança no outro são primordiais em qualquer montagem de trabalho coreográfico em grupos. Antes de indicar trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos, o professor pode propor dinâmicas em que cada aluno tenha que depender de outros da sua turma para executar as tarefas.

Peça aos alunos para trazerem músicas que eles gostem, tendo cuidado com quais músicas serão escolhidas para a dinâmica. Escolhidas as músicas, juntamente com os alunos, peça-os para encherem os balões e os mesmos deverão dançar, jogando os balões para o alto, sem deixá-los cair. Podem haver algumas discussões, que deverão ser dialogadas junto à turma.

Depois peça para que dancem em duplas, trios ou pequenos grupos, sendo que deverão ter o balão ou balões pressionados pelos seus corpos. Durante esta atividade, tenha atenção, pois os alunos estarão muito próximos. Discutir questões quanto ao respeito com o colega que está compondo a atividade junto ao aluno é primordial.

Depois, peça aos alunos para pegarem uma tira de elástico e amarrar as pontas. Dependendo do tamanho do elástico, dois ou mais colegas ficarão dentro desta tira amarrada, dependendo do tamanho da mesma. A idéia é dançar mantendo o elástico esticado o tempo inteiro, interagindo durante a atividade.

Por fim, os alunos deverão unir seus pés, amarrando-os com barbantes. A forma como serão amarrados pode ser definida pelo professor ou pelos grupos. O importante é, em conjunto, dançar sem arrebentar o barbante. Tome cuidado para o barbante não ser amarrado apertado para não causar problemas de circulação ou lesões na pele.

Ao realizar esta dinâmica, os alunos terão que dialogar entre si para que consigam realizar o que foi proposto. Os conflitos que poderão ocorrer serão importantes, desde que problematizados com todos, tendo as contribuições do professor. Utilizando as músicas trazidas pelos alunos, a turma irá se motivar mais para a realização da tarefa. Dependendo do tamanho do elástico e/ou barbante, o professor pode promover a proximidade entre os alunos, desde que isto não cause quaisquer constrangimentos.

Ao final, pedir aos alunos para relatarem o que sentiram e sobre a importância do colega durante a atividade. Peça para que comentem sobre a proximidade, o trabalho em grupo, dentre outras questões que surjam a partir da execução da dinâmica.

Possíveis dificuldades:

Os alunos podem se recusar a dançarem próximos. A solução seria começar a atividade com os alunos amarrados com elástico e/ou barbantes de tamanho maior.

Os alunos podem exagerar na proximidade e realizar brincadeiras de mau gosto durante a atividade com os balões. Dependendo da turma, não realize esta atividade.

Talvez essa atividade seria mais interessante para as séries iniciais do ensino fundamental (até 6ª talvez). Acho que realizando com 7ª e 8ª, corre-se o risco de brincadeiras de mau gosto, inibição ou desmotivação.

 


Roteiro de Atividade: Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes
Conteúdo Básico Comum - Educação Física Ensino Fundamental
Autores:Juliana Almeida Nahas Brandão e Marcos Antônio Almeida Campos
Revisão: Ronan Augusto Silva
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008