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Orientações Pedagógicas

Língua Estrangeira - Ensino Médio


Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso

CRIADO EM: 16/03/2009
MODIFICADO EM: 16/03/2009

Eixo Temático:
Recepção e produção de textos orais e escritos de gêneros textuais variados em Língua Estrangeira
Tema 5:
Conhecimento léxico-sistêmico
Tópico 20:
Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso.
Habilidade:
20.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso (palavras de ligação) e das relações semânticas que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.
Tópico 21:
Funções sociocomunicativas dos pronomes.
Habilidade:

21.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos pronomes e das relações de coesão gramatical que ajudam a estabelecer nos vários gêneros textuais orais e escritos.

Tópico 22:
Funções sociocomunicativas dos modais.
Habilidade:

22.1. Fazer uso adequado dos modais no processo de recepção / produção do texto oral e escrito de vários gêneros textuais.


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Porque ensinar

Importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas aos aspectos léxico-sistêmicos e fonético-fonológicos, visando à capacitação do aluno para interações bem sucedidas por meio de textos escritos e/ou orais em língua estrangeira.

Condições prévias para ensinar:

Percepção da língua como ação social.
Visão do conhecimento léxico-sistêmico (e fonético-fonológico) como componentes que veiculam significados.
Uso de textos autênticos, representativos de gêneros textuais relevantes para o contexto dos alunos do Ensino Médio.

O que ensinar:

Desenvolvimento do conhecimento léxico-sistêmico, pelo estabelecimento de relações de sentido entre vários elementos lexicais e sintáticos.
Desenvolvimento das habilidades listadas no início destas OPs.

Como ensinar:

Recursos: Textos representativos de gêneros textuais orais e escritos.
Orientações Pedagógicas: Utilização das seguintes fases no processo de apresentação, análise e consolidação de itens léxico-sistêmicos:
O ensino de estruturas lingüísticas e itens lexicais devem se dar de forma contextualizada. (1) Partindo dos textos representativos de gêneros orais e escritos diversos, devem-se selecionar os elementos lingüísticos recorrentes no gênero e relevantes para a formação do aprendiz como agente discursivo na língua estrangeira. Os exemplos são apresentados dentro do (con)texto real de uso. (2) Os alunos fazem inferências sobre a formação e o uso das novas estruturas ou itens lexicais. (3) Novos exemplos são apresentados em exercícios de consolidação e aplicação dos novos conhecimentos.

Como avaliar:

A avaliação deve constar de dois momentos. Durante a aula, os alunos deverão ser avaliados pela participação e cumprimento das tarefas.

Num segundo momento, a avaliação pode se dar por meio de uma prova com questões de múltipla escolha, de respostas curtas do tipo preenchimento de lacunas ou produção de pequenos textos que contemplem as habilidades desenvolvidas nestas orientações pedagógicas.

ATIVIDADE EXEMPLIFICATIVA

Palavras-chave: conhecimento léxico sistêmico, identidade, artigo de opinião, tópicos 20, 21 e 22
Sugestão: Use os mesmos textos utilizados nas atividades de compreensão escrita e oral como fonte de exemplos de estruturas lingüísticas e itens lexicais e fonético-fonológicos para um estudo mais detalhado. As atividades podem ser usadas como pós-compreensão escrita/oral.
Referências
 
Observações sobre a atividade
O professor pode omitir ou acrescentar outras atividades aos modelos a seguir. Os sites sugeridos são boas fontes de explicação do conteúdo e de atividades on-line que também podem ser impressas.
 
Apresentação
Apresente alguns exemplos retirados dos textos orais e escritos e deixe que os alunos infiram as regras. Registre-as no quadro em seguida. Repita esse procedimento para cada novo aspecto léxico-sistêmico a ser praticado.
 
Look at the example from the article No apologies necessary.

 

   What are the words in bold?(R. They’re linking words.)
   What are they for?(R. They help connect ideas within sentences and paragraphs.)
   Which word adds ideas?(R. And.)
   Which word expresses a contrast?(R. Although.)
 
 
 
Practice
1.     Look back at the article No apologies necessary (OP 31) and find other linking words. List them according to their function.
 

Addition
Contrast
Result
Sequence
And
Although
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2.      Do a research and add at least two other linking words to each function in the chart above.
 
3.      Complete the sentences below with the correct linking word.
 
a)___________ Brazilians complain about their country, they love it.
b)Corruption ____________ violence are the two worst problems of this country.
c)New policies need to be made, ____________ we must demand this from our politicians.
 
Apresentação
Apresente alguns exemplos retirados dos textos orais e escritos e deixe que os alunos infiram as regras. Registre-as no quadro em seguida. Repita esse procedimento para cada novo aspecto léxico-sistêmico a ser praticado.
 
Look at the example from the article No apologies necessary.

 

   What are the words in bold? (R. They’re pronouns.)
   Who/What do they refer to?(R. ‘I’ refers to the author. ‘Himself/herself and his/her’ refer to ‘each group member’).
 
 
Practice
1.     Complete the chart with pronouns from the article No apologies necessary (OP 31).
 

Subject
Object
Pos. Adjective
Possessive
Reflexive
I
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
his
 
himself
 
 
her
 
herself
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
2.      What pronouns are missing? Work in pairs and fill in the spaces that are still blank.
 
3.      Look back at the article. What does each pronoun refer to?

he/she adds a…
the Brazilian participant
we have a very…
 
they are often…
 
about their own…
 
I haven’t seen it happen…
 
it does in many places…
 
Brazil has its
 
it is an absolutely…
 

Look at the examples from the article No apologies necessary.

 

    What are the highlighted words? (R. They’re modal verbs.)
    What idea do they express? Ability, possibility, impossibility, permission, obligation or prohibition? (R. In this context while ‘can’t’ indicates impossibility, ‘may’ indicates possibility.)
 
 
Practice
1.         Find other examples of the use of ‘can’ and ‘may’ in the article. Copy the whole sentences in your notebook. What idea do they express?
 
2.      Write two sentences using ‘can’ to express ability and two to express possibility.
 
Write two sentences using ‘may’ to express permission and two to express possibility..
 
 
Orientação Pedagógica: Funções sociocomunicativas dos marcadores do discurso.
Currículo Básico Comum - Língua Estrangeira Ensino Médio
Autor(a): Profa. Raquel Cristina dos Santos Faria e Profa. Reinildes Dias
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008