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Roteiros de Atividades

Química - Ensino Médio


Materiais: transformações químicas (TQ).

CRIADO EM: 03/03/2009
MODIFICADO EM: 03/03/2009

Eixo Temático I:
Materiais
Tema 1:
Propriedades dos materiais
Tópico 3A:
Materiais: transformações químicas (TQ).
Habilidade:
3.1. Reconhecer a ocorrência de TQ.
3.1.2. Reconhecer evidências como indícios da ocorrência de reação.

Objetivos:

1.     Criar oportunidade para uma abordagem contextualizada e lúdica sobre reações químicas.
2.     Observar as evidências de transformações químicas como evidência da atividade vulcânica.
3.     Estudar algumas possibilidades de reações naturais que transformam o ambiente em que vivemos.
4.     Discutir o conceito de poluição ambiental.
5.     Discutir as relações da produção industrial e da queima de combustíveis fósseis com a poluição ambiental.

Providências para a realização da atividade:

O professor deverá procurar uma locadora para alugar o filme "O Inferno de Dante" e reservar a sala de vídeo.
Reações químicas.

Pré-Requisitos

Não há.

Descrição dos procedimentos:

O texto a seguir tem como objetivo melhorar  o conhecimento dos alunos sobre vulcões e a relação desse fenômeno da natureza com a Química. Os alunos poderão também fazer uma pesquisa preliminar para responder as questões que se seguem e que têm como objetivo melhorar a compreensão dos alunos sobre as informações presentes no filme.
O que são os vulcões
Sob a crosta terrestre (de 30 a 90 km de profundidade), encontra-se uma vasta e profunda região, semelhante a um oceano de material viscoso, de elevada temperatura (800 a 1500 oC) que constitui o magma. A emissão desse material viscoso e incandescente através de crateras na crosta terrestre constitui um dos maiores espetáculos da natureza. O magma contém cristais em suspensão, em meio ao material fundido, e bolhas de gás. O material que escorre dos vulcões recebe o nome de lava e pelo seu resfriamento e solidificação dá origem às rochas magmáticas ou ígneas. Os granitos, que conhecemos, são exemplos dessas rochas.
A composição química dos magmas é variável e só pode ser conhecida após a sua solidificação. O elemento mais abundante na composição dos magmas é o oxigênio, que combinado, com elementos diferentes, forma diversas substâncias. Uma substância de grande importância encontrada em grande quantidade nos magmas é o óxido de silício (SiO2), o principal constituinte da areia.
Embora uma erupção vulcânica seja um fenômeno que não passe despercebido pela sua exuberância, não se sabe quantos vulcões existem na Terra. Calcula-se que 450 vulcões já estiveram em atividade desde a Pré-História e todos eles podem ser considerados ativos ou latentes. Sabe-se ainda que a maior ocorrência de vulcões seja observada nas proximidades das costas marítimas.
Nas regiões em que há vulcões ocorrem também terremotos, por causa do movimento das placas tectônicas. Geólogos constataram que esses terremotos se originam à mesma profundidade em que se encontram as camadas de rochas fundidas que alimentam os vulcões. Há, pois, uma coincidência entre zonas vulcânicas e regiões sísmicas. Além disso, muitas erupções vulcânicas são percebidas de movimentos e vibrações do subsolo. Em alguns casos, a superfície pode elevar-se em conseqüência da ação dos gases e da lava que se expandem no subsolo.
Os vulcões ativos se manifestam por meio de erupções contínuas ou intercaladas com períodos de repouso. Extinguem-se quando esgota o material do reservatório magmático. Vulcões aparentemente extintos podem constituir perigo. Às vezes, a cratera está só parcialmente obstruída pela lava que, ao esfriar, solidificou; no interior do vulcão, porém, a pressão dos gases aumentada consegue vencer a resistência da lava solidificada, e o vulcão explode com violência. 
Questões preliminares
• Como são formados os vulcões?
• O que é magma?
• O que é lava?
• Quais elementos e substâncias são encontrados em maior quantidade nos magmas?
• O texto diz que a composição dos magmas é variável. Por que você acha que isso acontece?
• Que evidências podem ser observadas quando um vulcão está prestes a entrar em atividade?
• Por que um vulcão aparentemente extinto pode constituir perigo? 
 
Roteiro para trabalho em grupo
Para que todos aproveitem melhor o filme e possam extrair dele informações que venham enriquecer o seu conhecimento sobre transformações químicas e suas evidências, vamos dividir a turmas em grupos. Cada grupo será responsável por observar um aspecto do filme. Depois de assistir ao filme cada grupo dará a sua contribuição para que todos possam responder as questões finais de discussão sobre o filme. Vocês poderão consultar dicionários, livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias e a Internet para pesquisar sobre os termos relacionados.
Grupo 1
Façam o relato da história apresentada no filme, dando ênfase aos aspectos relacionados com o comportamento das pessoas diante da possibilidade de um vulcão considerado extinto entrar em atividade. As pessoas estão informadas e preparadas? As evidências de que o vulcão está prestes a entrar em erupção são observadas por todos?
Os integrantes deste grupo deverão prestar atenção nos detalhes da história contada no filme, anotando os fatos mais importantes que ocorreram. Pesquisem sobre vulcões que tenham entrado em atividade de modo semelhante e enriqueçam o relato com um exemplo real.
• Atividade de pesquisa: ocorrência de vulcões
Grupo 2
Esse grupo deverá pesquisar sobre as evidências que anunciam que um vulcão tido como extinto pode estar entrando em atividade. Durante a apresentação do filme, os integrantes desse grupo deverão prestar atenção nas evidências que vão aparecendo e como os pesquisadores acompanham o aparecimento dessas evidências. Quais foram às técnicas utilizadas? O que os pesquisadores observaram para verificar se haveria perigo de o vulcão explodir?
• Atividade de pesquisa: monitoramento de vulcões. Pesquisem o tipo de aparelhos usados no monitoramento de vulcões e quais evidências são observadas.
Grupo 3
O grupo deverá estudar sobre os óxidos, especialmente os óxidos ácidos, verificando como são formados e que reações podem fazer com a água e com outras substâncias. Esse grupo deverá prestar atenção às evidências de transformações químicas no processo de atividade vulcânica. Ocorrem reações de formação de óxidos ácidos? Que óxidos são citados no decorrer do filme? Em que estado físico se encontram? Que reações esses óxidos podem fazer? Quais são as conseqüências da formação desses óxidos para o ambiente?
• Atividade prática: obtenção de óxidos
Grupo 4
Esse grupo deverá estudar sobre transformações químicas, especialmente a formação de ácidos. Durante o filme, o grupo deverá prestar atenção às cenas relacionadas com a alteração da aparência e do pH da água nas imediações do vulcão. O que acontece com o pH da água? Por quê? O que acontece com a água que abastece a cidade? O que acontece com a água do lago?
• Atividade prática: reações de formação de ácido
Grupo 5
Esse grupo deverá estudar sobre transformações químicas, especialmente a reação de ácidos com outros materiais, tais como materiais de caráter básico e metais. Durante o filme, o grupo deverá prestar atenção às cenas relacionadas à corrosão de materiais pelo ácido. O que aconteceu com as pessoas que expuseram seus corpos à água de baixo pH? O que ocorreu com a hélice do motor do barco?
• Atividade prática: reação de alumínio com ácido.
Grupo 6
Esse grupo deverá pesquisar sobre o conceito de poluição. O que é poluição afinal? Prestem atenção no que ocorre durante a atividade vulcânica e respondam: um vulcão causa poluição? Os resíduos industriais e os resíduos que saem dos canos de descarga dos automóveis poluem o ar atmosférico com gases e as águas e o solo com ácidos e metais. Compare os problemas causados pela poluição com os problemas causados pelo vulcão.
• Atividade prática: simulação de chuva ácida
 
Questões para discussão sobre o filme
• Faça um relato resumido sobre a história do filme. Esse filme poderia ser uma história verídica ou não? Realce os aspectos que você julga possíveis ou impossíveis e exemplifique.
• Quais são as evidências que prenunciam que um vulcão deverá entrar em atividade? Quais dessas evidências são também de transformações químicas?
• Descrevam as transformações químicas ocorridas durante o processo e escrevam as equações que representam as reações descritas.
• O que os pesquisadores observaram durante vários dias para saber se o vulcão iria ou não entrar em atividade?
• Os gases de enxofre são considerados poluidores porque aumentam a acidez da água presente na atmosfera, provocando o fenômeno denominado chuva ácida. Compare os efeitos da chuva ácida com os efeitos do processo de atividade vulcânica e explique porque a chuva ácida é um fenômeno de poluição.
• Explique o que é uma nuvem piroclástica. Ela apresenta evidência de transformação química ou física? Justifique.

Possíveis dificuldades:

A escola não possuir aparelho de vídeo e TV.

Alerta para riscos:

Não há.

Glossário:

O próprio aluno deve ser incentivado a usar o dicionário e construir o seu próprio glossário.


Roteiro de Atividade: Evidências de reações químicas
Currículo Básico Comum - Química Ensino Médio
Autor(a): Penha Souza Silva e Marciana Almendro David
Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG/2008